Pilates: O melhor método para dor na coluna!

Vou te fazer uma pequena pergunta e espero que você responda com sinceridade. Você já sentiu dor na sua coluna alguma vez na sua vida? ou melhor, você já " travou a coluna" a ponto de não conseguir movê-la?


Você não é @ únic@ e você não está sozinh@!

Atualmente, a dor lombar é dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem ajuda médica!Segundo dados estatísticos , mais de 90% da população sofre, sofreu ou sofrerá de uma crise de dor nas costas!

O dado é alarmante e oneroso à pessoa que sofre desse mal, já que a maioria das pessoas desse grupo faltam o trabalho por conta das dores difíceis de controlar, em alguns casos , essa dor passa a ser crônica e recorrente, causando incapacidade de realizar as atividades diárias. Segundo dados existem diversos fatores e doenças que podem desencadear o quadro: traumatismos, osteoporose, tumores, artrose, obesidade, doenças infecciosas, gravidez, malformações congênitas, hérnias discais e doenças psicogênicas (de ordem emocional). Entretanto, a má postura e o estresse da vida moderna são , de fato, a principal causa.


"Muitos dos problemas lombares são provocados por fraqueza dos músculos abdominais, que não conseguem sustentar adequadamente as costas, sobrecarregando a coluna e os músculos dorsais". ( ênfase para esse detalhe muito importante)!


A coluna é uma estrutura que precisa estar fortalecida para sustentar o esqueleto e, ao mesmo tempo, flexível para permitir uma grande quantidade de movimentos. Nisso os músculos exercem um papel importante, pois sustentam os ossos, principalmente junto das vértebras. Para fortalecer os músculos abdominais e da coluna, melhorando a postura e aliviar a pressão nas costas é preciso substituir padrões repetitivos e nocivos na postura e nos movimentos por outros mais seguros para o organismo( que podem ser aprendidos) Isso demanda tempo e esforço, pois envolve o desenvolvimento da autoconsciência do corpo.

Mas, Andréia, o que fazer então para evitar dor nas costas?


Ao atentarmos os fatores de risco para a dor na coluna, constatamos que a prática regular de Pilates atua de forma positiva e eficaz em todos eles, pois é um método que trabalha o fortalecimento muscular, a correção postural, a respiração, o alongamento, a concentração e a consciência corporal, respeitando a condição física e estrutural de cada indivíduo, Isso é fundamental no tratamento e prevenção de patologias da coluna. Uma pessoa acometida pela dor na coluna fica extremamente debilitada e frágil, muitas vezes impossibilitada de realizar suas atividades diárias porque a dor acaba causando uma alteração postural que pode ocasionar futuramente mais dor ainda, em um ciclo vicioso que quase sempre leva a dor crônica. Outro problema sério , é o aumento da fragilidade fisiológica desse indivíduo e diminuição das atividades quotidianas, levando , com o tempo, à invalidez e o desenvolvimento de hérnia discal e outras patologias.


O Pilates trabalha no fortalecimento muscular de tal maneira, que a pessoa consiga corrigir sua postura , devido ao equilíbrio muscular que os exercícios proporcionam. Com o método Pilates, o praticante aprende a conhecer e a dominar o seu corpo, a se corrigir quando percebe uma postura errada e a se posicionar corretamente para executar qualquer tipo de exercício ou atividade diária. A maioria dos alunos e pacientes encaminhados por médicos ortopedistas para a prática de Pilates, seja para prevenção ou para a reabilitação no pós-operatório, apresentam resultados surpreendentes, com redução das dores, melhora do seu desempenho físico e de sua qualidade de vida.


Aguardo vocês na decisão de ter uma vida mais saudável e se livrar dos remédios de vez!


Andréia Dourado

Educação Física Uece

Gérontologia UDM

ANQ-4916

Montréal- Québec

(514)9299563



8 views0 comments

Recent Posts

See All